E S S Ê N C I A
P R O J E T O
P R O J E T O
O Q U E É ?
Almeja-se, neste projeto, uma análise do documentário "Human" e posteriores rodas de conversa e entrevistas com pessoas idosas a fim de provocar os alunos sobre o conteúdo apresentado de modo que eles percebam a necessidade da sensibilidade humana diante de outra vida humana, nas suas mais variadas esferas.
P Ú B L I C O - A L V O
Alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
J U S T I F I C A T I V A
Diante dos adventos da pós-modernidade necessitamos compreender o mundo que nos cerca sem para tanto perder a sensibilidade humana diante de outra vida humana. Cada pessoa tem uma história para contar e uma sabedoria (nem que a nível do senso comum) para passar adiante, logo o presente projeto almeja tornar-se um viés para encontrar tais pessoas e expor aos alunos uma visão sobre o que é de fato o “Ente” (ser) filosófico. Tal projeto é uma espécie de projeção em pequena escala do documentário “Human”.
C R O N O G R A M A
1ª Semestre.
O B J E T I V O S
Aproveitar os temas transversais das aulas de Filosofia para induzir nos alunos uma reflexão crítica a respeito da vida e de seus valores mais humanos.
Explorar as percepções dos alunos sobre a “liquidez da vida” e a organização das relações sociais no mundo pós-moderno, incentivando-os a enxergar o outro com empatia e conseguintemente aprender a lidar com a diferença como algo positivo e necessário para toda a vida, independentemente do ambiente em que se vive.
Reconhecer a idade como algo natural da vida e analisar o tempo e suas preponderâncias como um tema de extrema relevância.
A T I V I D A D E P R O P O S T A
Propor aos alunos que escolham uma pessoa maior de 60 anos e perguntem a ela o que é a vida. Poderão ser “entrevistados” familiares e/ou idosos da casa de repouso da cidade. A partir desta “entrevista”, os alunos deverão expor em sala de aula (numa espécie de seminário) as informações recolhidas. Em seguida serão selecionados 10 depoimentos para serem gravados com as pessoas que o deram. Posteriormente, os alunos analisarão os vídeos em sala de aula e produzirão uma roda de conversa sobre os resultados obtidos.
E S T R A T É G I A S
Passar aos alunos através de data-show alguns depoimentos do documentário “Human” e pedir para que os mesmos escolham um único depoimento e confeccionem uma análise crítica sobre as impressões que obtiveram através dos depoimentos do mesmo. Tal atitude embasará a consolidação de uma pesquisa posterior sobre as intermitências da vida e as visões de mundo acerca do tempo.
A V A L I A Ç Ã O
Comprometimento dos alunos em relação às atividades propostas como: participação, assiduidade, estudo e pesquisa.
R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S
ARTHUS-BERTRAND, Yann. Human. Documentário. França, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. A modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
_________. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o Ensino de Filosofia da Educação. São Paulo: SE/CENP, 1994.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 5ª Ed. São Paulo: Cortez editora, 1985.