A T I T U D E S O L I D Á R I A
P R O J E T O
P R O J E T O
O Q U E É ?
Busca-se (através das aulas de Educação Física, Filosofia e Sociologia) e de depoimentos de pessoas convidadas, conscientizar os alunos sobre a importância da empatia (independentemente da idade, classe social ou financeira, sexo, condição física, etc.) a fim de identificar valores significativos para a vida em sociedade.
P Ú B L I C O - A L V O
Alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
C R O N O G R A M A
2ª Semestre.
O B J E T I V O S
Definir e dar significado aos valores sociais, explicando conceitos de ética e moral através de situações práticas;
Escutar as impressões que os alunos tem na vida em sociedade, seus anseios e visões sobre a vida e sobre o futuro;
Incentivar reflexões sobre a depreciação física do corpo diante do tempo através das aulas de Educação Física e assim compreender a fisiologia do mesmo;
Caracterizar o conceito de cidadania através das aulas de Filosofia e Sociologia, criando um ambiente de reflexão sobre as responsabilidades de se viver em sociedade;
Enfatizar o conceito de solidariedade como algo necessário para a vida em sociedade.
A T I V I D A D E S P R O P O S T A S
No decorrer das aulas de Educação Física os alunos farão dinâmicas sobre empatia, aprendendo a observar-se enquanto um ser fisiológico diante de outro ser fisiológico, ou seja, valorizando as diferenças e compreendendo-as como um todo: espécie humana;
Assistir vídeos sobre campanhas publicitárias e filmes que incentivam a reflexão acerca da existência do preconceito e a importância de combatê-lo;
Propor debates e “cafés filosóficos” a fim de propiciar um ambiente de interação na sala de aula, escutando os alunos e pontuando as suas impressões imediatas de mundo, incentivando assim a reflexão crítica e a consciência social;
Solicitar ao alunos, através de campanhas, que se envolva nos projetos sociais destacados pela escola e até crie novos, como: doação de agasalhos na época do frio, doação de alimentos (leite, bolachas, etc) para entidades carentes e casas de repouso, arrecadação de reciclagem para a aquisição de cadeiras de roda, etc. Fortificando a importância de se envolver em um bem maior, o existencial (humano).
E S T R A T É G I A
Colocar o aluno em situações inusitadas e até incômodas, fora da sala de aula se for preciso, a fim de inquietar a sua mente diante de problemas sociais necessários de reflexão e atitude.
A V A L I A Ç Ã O
Comprometimento dos alunos em relação às atividades propostas como: participação, assiduidade, estudo e pesquisa.
I N D I C A Ç Õ E S P A R A A T I V I D A D E S
F I L M E S:
P R E C I O S A - Ano: 2010.
Sinópse: Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece "Preciosa" Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.
Proposta: Momento de reflexão com os alunos em uma roda de conversa, onde os mesmos poderão expor (pela perspectiva do senso comum) as suas impressões a priori sobre os temas aborto, preconceito racial, gravidez precoce, condições socioeconômicas, etc. e após assistir o filme, propiciar um ambiente mais intimista através da realização de um “café filosófico” fora da sala de aula, onde as percepções a posteriori poderão ser mais facilmente captadas/interpretadas.
UM SONHO POSSÍVEL - Ano: 2010.
Sinópse: Michael Oher, um adolescente afrodescendente sem teto, entrava e saía do sistema de ensino ano a ano. Uma noite de chuva, Leigh Anne Tuohy e seu marido levam-no para sua casa. A família eventualmente torna-se representante legal de Michael, transformando tanto a sua vida quanto a deles. O tamanho de Michael e seu instinto protetor fazem dele uma estrela no campo de futebol e, com a ajuda de sua nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol.
Proposta: Atividade ética sobre compreender a presença do outro (diferente de nós) como algo desafiador e amplamente positivo. Valorizar as oportunidades que a vida nos dá, principalmente através do esporte e da escola como um todo. Para tanto os alunos deverão colar papeis (post it) nas costas um dos outros e todos se misturarão e deverão escrever pelo menos uma qualidade sobre o colega, sem assinar nada. No fim, cada alugo retira de suas costas o papel com as qualidades escritas e após lê-las produz uma análise crítica sobre as impressões que os outros obtiveram dele, compreendendo assim que muitas vezes a maneira como nos enxergamos não é a mesma como os outros nos enxergam e podemos ser surpreendidos positivamente neste processo e ao longo da vida, por isso é tão importante enxergar o outro com empatia.
C A M P A N H A S P U B L I C I T Á R I A S:
BENNETON
Atividade: Ver fotos da campanha publicitária de jeans Benneton, principalmente a “United Colors of Benneton”, pesquisar sobre a história da campanha e o conceito ideológico envolvido. Produzida pelo fotógrafo Oliviero Toscani, ela tem o intuito de explorar reflexões sobre o racismo e a vida cotidiana que transparece o preconceito a todo instante. Após a pesquisa, induzir os alunos a realizarem um debate sobre o tema: “O que/quem é o ser humano?”.
Obs. Em seu livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, Toscani condena a publicidade como nós conhecemos: rosada, saudável, jovem, vendedora de um estilo de vida tão idiota quanto irreal.
V I D A E O B R A :
KEVIN CARTER: Foi um premiado fotojornalista sul-africano e membro do Clube do Bangue-Bangue. Em 1994, Carter ganhou um Prémio Pulitzer por uma fotografia de sua autoria que retrata a fome no Sudão em 1993. Ele cometeu suicídio aos 33 anos de idade.
Atividade: Analisar as fotografias de Carter, onde cada aluno deverá trazer ao menos uma foto impressa para a produção de um mural sobre as condições sociais que enfrentamos no mundo capitalista, principalmente frente à fome e à pobreza. Reflexões sobre desigualdade social serão realizadas através de uma roda de conversa nas aulas de Filosofia e Sociologia e no decorrer do ano letivo, através das aulas sobre bioética, suicídio e biopoder (Michel Foucault), principalmente de acordo com o currículo da 2ª série do Ensino Médio.
R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. São Paulo: Relógio D'água, 1991.
BAUMAN, Zygmunt. A modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENETTON GROUP. Press Releases. Itália, 2010. Disponível em: http://press.benettongroup.com/ben_en/releases/ 2010-02-08/. Acesso em: 16 de outubro de 2011.
BIRMAN, J. Fraternidade, Seus Destinos e Impasses. In: Peixoto Junior, C.A. (Org.). Formas de Subjetivação. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2004. p.17-35.
_________. O Mal-Estar na Modernidade e a Psicanálise: a Psicanálise à Prova do Social. In: Phsyis: Revista Saúde Coletiva: Rio de Janeiro, IMS, UERJ, 15 (suplemento): p.203-225, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/physis/v15s0/v15s0a10.pdf. Acesso em: 1 dez.. 2006.
CASTELLS, M. A sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura). 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, vol. 2, 1993.
________. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
TOSCANI, Oliviero. Roda Viva: Memória roda viva. [S.l.], 1995. Disponível em http://www.rodaviva.fapesp.br/ materia/9/entrevistados/oliviero_toscani_1995. htm. Acesso em: 10 de setembro de 2011.
SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo: SE/CENP, 1994.
SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli . – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.
SAVIANI, Dermeval. EDUCAÇÃO: do senso comum à consciência filosófica. 5ª Ed. São Paulo: Cortez editora, 1985.